Master Prev Segurança e Medicina do Trabalho

Tudo o que você precisa saber sobre a NR 17

O risco ergonômico pode ser a origem de diversas doenças ocupacionais graves, dentre elas, as LERs e DORTs. É muito importante o ambiente de trabalho oferecer adequação ergonômica, colaborando para a prevenção dessas possíveis doenças em seus trabalhadores. Para isso, foi elaborada a NR 17.

A NR 17 regulamenta a ergonomia no trabalho, tendo três objetivos principais: conforto, redução de lesões e aumento da produtividade. Ela se aplica às atividades que envolvem movimentos repetitivos, longos períodos de pé ou sentado e levantamento de cargas.

É importante ressaltar que, uma empresa que apresenta problemas ergonômicos sofre com diminuição da qualidade produtiva e pode apresentar taxas maiores de absenteísmo por parte dos colaboradores, que acabam expostos a riscos que prejudicam a sua integridade física e mental. Lesões por esforço repetitivo (LER) podem apresentar suficiente gravidade para levar à aposentadoria por invalidez. Já os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) são fonte de dores crônicas, bursite, mialgias, tendinites e outros males. Por isto, a NR 17 é tão importante. Ela possibilita a organização elaborar um programa de ergonomia funcional, além de implantar medidas que melhorem o trabalho no ambiente e conscientizar os funcionários. Palestras e treinamentos também são fundamentais.

O descumprimento da Norma Regulatória 17 pode trazer consequências para empresa e funcionários. O empregador será notificado se forem identificadas irregularidades durante a fiscalização e receberá um prazo de 01 a 60 dias para correção. Caso o problema persista, a organização receberá multa e poderá ter de responder processo na justiça. Quando o descumprimento ocorre por parte do funcionário, considera-se que houve ato faltoso, podendo gerar até mesmo uma demissão por justa causa.

Facebook Comments