Master Prev Segurança e Medicina do Trabalho

5 erros de postura mais comuns

Apesar do nosso corpo acabar se acostumando com as posturas incorretas, pois chega um momento em que o cérebro entende que aquela postura está boa ou se tornou um hábito para aquela pessoa porque não a incomoda, os efeitos da má postura se acumulam e podem causar sérios problemas na saúde musculoesquelética.

Tudo o que você precisa saber sobre a NR 17 – mais sobre ergonomia do trabalho neste post

Veja agora os 5 erros mais comuns na hora de sentar-se:

➡ 1.Sentar-se sobre uma das pernas: esta postura é péssima para a saúde, isso porque essa posição sobrecarrega joelhos, quadris e coluna. Isto pode levar ao desgaste das articulações dos joelhos e ao encurtamento dos músculos dos quadris, coxas e coluna. Também pode levar à contratura, um processo inflamatório que leva a dores musculares. Além de todos esses malefícios, mulheres com tendências a varizes devem ficar atentas, pois essa posição prejudica a circulação sanguínea nas pernas e pode agravar o quadro.

➡2. Sentar-se com as pernas cruzadas: pode até parecer algo comum, mas causa um enorme prejuízo para a saúde. Prejudica os quadris, podendo levar a um desvio, como também ao encurtamento da musculatura da bacia. Também pode causar dor no nervo ciático e afeta a circulação de sangue nas pernas, aumentado a chance de desenvolver varizes.

➡ 3. Sentar-se na borda da cadeira: quem nunca sentou na beirada da cadeira para achar certo conforto depois de horas sentado? Entretanto, sentar assim é prejudicial para a coluna, podendo causar um processo inflamatório nos músculos do core (que estabilizam a coluna). Outro ponto é que esta posição comprime muito a área do cóccix, podendo causar dores na região. A chance de curvar-se para frente também é maior, piorando a cifose (corcunda).

➡4. Sentar-se com a cadeira na altura inadequada: a altura da cadeira, principalmente para usar o computador ou estudar, é fundamental para prevenir dores musculares. Cadeiras em posição muito alta, sem deixar os pés tocarem o chão; ou cadeiras muito baixas, que forcem as pernas contra o chão, são prejudiciais. Aqui as dores podem afetar pescoço, ombros, braços, pernas e costas.

➡5. Sentar-se sem apoio nas costas: algumas cadeiras têm um design lindo, porém não são pensadas para dar apoio à coluna. Sem o apoio correto para a coluna, as dores podem afetar o pescoço, costas e até mesmo o braço. Quando a pessoa tende a vir para frente, também piora a corcunda (cifose), assim como a musculatura abdominal pode ficar mais flácida, dando o aspecto de saliência para a barriga.

Para quem trabalha sentado, é importante se policiar para levantar-se a cada 40 minutos. Uma ótima sugestão é alongar-se, caminhar para pegar água, etc.

Facebook Comments