Master Prev Segurança e Medicina do Trabalho

Mapa de Risco: para que serve?

Um dos objetivos de todo gestor é evitar acidentes dentro do local de trabalho. Um dos instrumentos que ajudam a monitorar os riscos existentes e evitar acidentes é o Mapa de Risco. O Mapa de Risco monitora o ambiente de trabalho e dos processos que os trabalhadores executam e mostra onde há risco de acidentes ou exposição ao risco.

Exemplo de Mapa de Risco
Exemplo mostra o mapa de risco aplicado em uma empresa com diversos setores.

Entenda o Mapa de Risco

No gráfico, cada risco é representado por uma cor e classificados por: físicos (representados pela cor verde), químicos (vermelho), biológicos (marrom), ergonômicos (amarelo) e de acidentes (pelo azul).

Além das cores, os círculos podem ser pequenos, médios ou grandes, dependendo do risco identificado. Quanto maior o círculo, maior é a ameaça existente no local de trabalho. Dessa forma, além de qualificar o risco, é possível quantificá-lo de forma simples e objetiva.

Como fazer o mapa de risco?

O Mapa de Risco é elaborado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com a orientação do Serviço Especializado em Engenharia e Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa. Ambos, tomam conhecimento dos trabalhos anteriores, levantam a planta do estabelecimento e obtém dados estatísticos para definir as prioridades.

O gráfico deve ser afixado em local visível e de fácil acesso de todos os funcionários. Além de informar, o gráfico faz com que a equipe se torne mais cautelosa e mais preparada para lidar com as ocorrências laborais.

Para garantir a sua efetividade, o gestor pode requerer a ajuda de profissionais especializados em medicina e segurança do trabalho, através da contratação de uma empresa terceirizada.

A Master Prev oferece consultoria especializada para elaborar o Mapa de Risco da sua empresa. Entre em contato!

Quando pronto, ele serve de indicador do nível dos riscos e pode ser único para toda a empresa ou individualizado por setor. Ele também serve de estímulo para a busca de soluções e utilização de novos métodos de prevenção de acidentes.

O mapa deve ser refeito sempre que houver qualquer alteração no ambiente ou processo de produção, uma vez que podem acarretar novos riscos para o local e para a equipe. Portanto ele não possui uma validade, deve ser sempre renovado de acordo com mudanças.

Toda empresa que apresentar risco em suas atividades devem realizar o mapa de risco, independente do número de funcionários, tamanho ou segmento da empresa.

com informações da INBEP

Facebook Comments